Imprimir

MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Agropecuária

AddThis Social Bookmark Button

Matrículas Abertas !

1. Apresentação
O setor  agropecuário desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, e esta constantemente em crescimento, tornando necessário o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas nas cadeias de produção (do plantio até a comercialização) dentro do novo contexto de sustentabilidade, o que exige dos profissionais uma capacidade crescente para identificar e saber aproveitar de forma vantajosa às oportunidades que se abrem, num contexto de exposição internacional e de livre mercado doméstico.
O currículo do curso permite que o aluno adquira amplos conhecimentos do setor agropecuário, principalmente na agricultura, sempre enfatizando a tecnologia a serviço do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, estudando com professores altamente qualificados e experientes, com o apoio de avançado conjunto de recursos e métodos didáticos.

2. Objetivo
O objetivo é oferecer conhecimentos sobre a cadeia de produção vegetal (do plantio até a comercialização), em nível teórico e prático, de modo que o profissional possa resolver problemas ligados ao setor; desenvolver projetos para a solução de problemas; atuar na educação, extensão rural, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias; e contribuir, através da formação, com o desenvolvimento sustentável, tendo como foco o meio rural.
Também, o curso pretende habilitar o profissional para atuar em empresas e instituições que prestam assessoria a agricultores, no desenvolvimento de projetos visando incentivo governamental para a produção agrícola, em atividades de pesquisa e extensão, com o objetivo de melhorar o rendimento da produção agrícola, minimizando os efeitos ao meio ambiente.

3. Publico alvo
Profissionais com nível superior completo atuantes nos diferentes segmentos da produção e comercialização agropecuária. Logo, admitem-se profissionais de nível superior ligado às áreas de: Agronomia, Administração, Biologia, Ciências Biológicas, Economia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Produção sucroalcooleira, Relações internacionais, Zootecnia, ou de outras áreas de conhecimentos que queiram se engajar num mercado de trabalho que está cada vez mais globalizado e competitivo.  Também, se aceita profissionais envolvidos com a gestão de produção agropecuária interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades gerenciais.

4. Programa (conteúdo programático)

Modulo I: Manejo e produção agrícola
Agricultura de precisão
Biotecnologia vegetal
Biologia e manejo integrado de plantas daninhas
Controle e Manejo integrado de pragas e doenças
Culturas agrícolas de interesse sucroalcooleiro e energético
Geoprocessamento e levantamentos de dados
Cultivo de plantas de interesse econômico: grãos e cereais
Manejo e produção de hortaliças
Sistemas de monitoramento do clima e zoneamento agrícola
Sistemas de irrigação: manejo solo- água- planta aplicada à irrigação
Solos, adubação e nutrição de plantas
Técnicas e estudo em fruticultura
Mecanização e tecnologia agrícola na agricultura de precisão

Módulo II – Gestão, mercado e estratégia
Comercialização da produção agropecuária
Gestão de pessoas e sustentabilidade no setor agropecuário
Gestão empresarial no setor agropecuário
Gestão econômica e financeira do setor agropecuário.
Gestão estratégica e logística no setor agropecuário
Inserção internacional do setor agropecuário

Módulo III- Tópicos especiais
Avaliação Econômica de projetos agropecuários
Técnicas estatísticas na condução de experimentos agrícolas
Segurança do trabalho no meio rural
Produção integrada e rastreabilidade vegetal e animal

Módulo IV – Metodologia Científica  e da docência
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior

Módulo V: Trabalho de conclusão de Curso
Elaboração  do Trabalho de Conclusão de Curso

Observação: A FAFRAM/FE se reserva o direito de alterar o conteúdo programático para o bom desenvolvimento do curso.

5. Corpo docente
O corpo docente do curso é formado por profissionais com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, os quais se utilizarão de fundamentos, metodologias e técnicas didático-pedagógicas para fomentar e garantir aos discentes uma visão holística e abrangente das áreas funcionais, gerenciais e executivas das organizações como um todo.

6. Duração, carga horária e periodicidade das aulas
6.1. Duração: de 15 a 18 meses letivos, respeitando os períodos de férias letivas e o recesso escolar.
6.2 Carga horária: 470 (quatrocentas e setenta) horas, assim divididas:
a)     420 (quatrocentas e vinte) horas obrigatórias em atividades desenvolvidas pelas disciplinas do curso.
b)     50 (cinquenta) horas para a realização do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação
(TCCPG), na forma de artigo ou de monografia.
6.3. Periodicidade: As aulas do curso serão ministradas em semanas alternadas (2 a 3 vezes ao mês), aos sábados a partir das 8 horas, e às sextas-feiras a partir das 19 horas, de um modo geral e em média, conforme a ocorrência de feriados.
Observação: As aulas de reposição, provas substitutivas e outras atividades extracurriculares serão realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

7. Avaliação e Frequência
7.1. Avaliação
Os instrumentos de avaliação, que poderão ser utilizados no decorrer do curso, são: estudos dirigidos; análises textuais, temáticas e interpretativas; provas; seminários; estudos de caso; elaboração de papers; dentre outros que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos. A avaliação das atividades desenvolvidas ficará a cargo dos professores e coordenadores do curso responsáveis pelas mesmas.
O conjunto das avaliações efetuadas, em cada disciplina, terá nota 10 (dez). O pós-graduando é considerado aprovado quando obtiver aproveitamento igual ou superior à nota final mínima 7,0 (sete), ou seja alcançar o conceito C, na avaliação das disciplinas e ser aprovado no trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação.
Observação: as provas, geralmente serão realizadas às sextas- feiras no período noturno.
7.2. Freqüência
O controle de frequência será feito por disciplina. Para obter a aprovação o aluno deverá frequentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária ministrada em cada disciplina. É vedado o abono de faltas a não ser os amparado por lei.

8. Certificação profissional
O aluno que concluir o curso com sucesso, receberá certificado que frequentou o curso de MBA em Gestão e Tecnologia da Produção Agropecuária- Produção Vegetal

9. Investimentos
9.1. Inscrição: Taxa  de R$60,00 (sessenta reais) a ser paga no ato da matrícula.
O valor da taxa de inscrição pode ser depositado na conta corrente da Fundação Educacional de Ituverava- Congresso FEI: c.c. 13.002152-3 Ag. 0050, Santander (Ituverava/SP). Cópia do depósito deverá ser enviada para a Secretária da FAFRAM/FE.
9.2. Investimento:
Sobre os investimentos, as  informações estão disponíveis pelo telefone: 16- 3729 90 71 ou  37 299060 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Observação: Há descontos especiais para pagamento à vista, para ex-alunos da Fundação Educacional de Ituverava e funcionários de Empresas conveniadas com a FAFRAM/FE. Os descontos não são cumulativos.

10. Documentação necessária para matricula
10. Documentação necessária para matricula
10.1. Matrícula
    O interessado deverá providenciar sua matricula na secretaria da Faculdade Dr. Francisco Maeda-FAFRAM/FE, e só será considerado matriculado após ter entregado toda a documentação e assinado o Contrato de Prestação de Serviços Educacional.
Os documentos necessários para  matrícula são:

  • Ficha de matricula devidamente preenchida e assinada.
  • Fotocópia do Diploma de nível superior ou, na falta deste, Certificado de Conclusão do curso de graduação. (Somente cópias autenticadas ou cópias simples junto com documentos originais para autenticação no ato da matrícula). O certificado é válido apenas para a matrícula, o diploma deverá ser entregue até o final do curso)
  • Histórico Escolar do curso de graduação com a carga horária total do curso. (somente cópias autenticadas ou cópias simples junto com documentos originais para autenticação no ato da matrícula)
  • Fotocópia da Cédula de Identidade e CPF. (cópias simples e originais para autenticação)
  • Comprovante de residência. (cópia simples)
  • Duas fotos 3x4, recente e em cores.
  • Alunos estrangeiros: o diploma e o histórico deverão ser apresentados com tradução juramentada.
  • Curriculum vitae atualizado
  • 2 vias do Contrato de prestação de serviços educacional (a ser preenchido e assinado no ato da matricula)


10.2. Ficha de matricula


Observação:
A matrícula pode ser feita:

  • Presencialmente, na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000; ou
  • Por sedex: Juntar toda a documentação solicitada e encaminhar para a Secção de Pós-graduação da FAFRAM/FE, no endereço:Rodovia Jerônimo Nunes Macedo Km 0114500-000 - Ituverava-SP, Brasil


11. Início das aulas do curso
A data de início será comunicada por e-mail ou telefone, portanto, a ficha de matricula devera ser preenchida com letra legível.

12. Local de realização
Será realizada nas instalações do Campus II da FE- FAFRAM- Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE: Rodovia Jerônimo Nunes Macedo Km 01, Ituverava-SP, Brasil, CEP= 14500-000, ou em locais a serem estipulados pela proponente, para o bom andamento do Curso.  Também, poderá ser ministrado em outras locais, de acordo com parcerias firmadas.

13.  Observações
1. A FAFRAM/FE se reserva o direito de alterar a data de início do Curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas.
2. Toda matrícula deve ser, OBRIGATORIAMENTE, confirmada na secretaria da FAFRAM/FE, com a apresentação da documentação exigida e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
    3. Adicionalmente, a FAFRAM/FE se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional para o(a) aluno(a) ou na redução da carga horária total.
    4. A Coordenação de Pós-Graduação da FAFRAM/FE e a Diretoria da FAFRAM/FE reserva-se o direito de não oferecer o curso em que não houver um número mínimo de inscritos, que é de 20 (vinte).

14. Informações
Para informações, o candidato deverá entrar em contato com a secretária da Pós-graduação  da Faculdade Dr. Francisco Maeda, através:
 dos telefones: 16- 3729 9071 ou 16-3729 9060, em dias úteis e  em horário comercial,
ou  pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Veja Também

Prev Next