Imprimir

Emergências na Clínica Médica de Pequenos Animais

AddThis Social Bookmark Button

Matrículas Abertas !

1. Objetivos
Gerais
O curso de pós-graduação de emergências na clínica médica de grandes animais tem por objetivo oferecer aos profissionais que atuam neste campo, como médicos veterinários, enfermeiros, biólogos,  biomédicos, zootecnistas  entre outros, conhecimentos teóricos e práticos da rotina profissional. Também visa disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, além de exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Específicos
•    Promover conhecimentos sobre a maneira de agir em situações de emergência.
•    Capacitação prática de ações emergenciais, conferindo-lhe mais segurança na rotina profissional.

2. Público Alvo
O curso é direcionado aos profissionais da área da saúde, das ciências agrárias e biológicas que atuam na área de clínica médica de pequenos animais, de modo a proporcionar conhecimentos de extrema importância na rotina ou que queiram se qualificar nesta área.

3. Conteúdo programático

Módulo I – Medidas Primárias
Emergência x urgência – Determinação;
Como reconhecer uma emergência - Medidas Primárias
Interpretação de Exames

Módulo II – Emergências na clínica médica
Emergências Cardiorrespiratórias
Emergências Anestésicas
Emergências Neurológicas
Emergências Oftálmicas
Emergências Metabólicas e Endócrinas
Emergências Obstétricas
Emergências Digestivas
Emergências Renais

Módulo III – Tópicos Especiais
Tipos de Choques e Cuidados
Clínica das Intoxicações plantas tóxicas
Acidentes por Queimaduras
Traumatologia
Cuidados Intensivos na Clínica Veterinária

Módulo IV – Didática e Metodologia Científica
Didática para o ensino superior
Metodologia do trabalho científico
Elaboração de monografia

4. Metodologia
O Método de ensino é baseado em:
•    Aulas expositivas- dialogadas, através de uso de recursos instrumentais variados como: data-show, vídeos, retro-projetores, computadores, entre outros.
•    Aulas práticas com utilização de um moderno hospital veterinário construído especialmente com finalidade didáticas contando com centros cirúrgicos de pequenos e grandes animais e equipamentos de última geração.
•    Seminários, exercícios individuais e em grupos supervisionados; estudos de caso, enquete, visitas técnicas, elaboração de situações-problemas, e atividades práticas que exemplifiquem estratégias trabalhadas durante a abordagem dos conteúdos das disciplinas, entre outras.
•     Estudos dirigidos a serem realizados em grupo, com o propósito de promover a troca de experiências entre participantes de diferentes atividades profissionais e formações.

5. Duração do Curso, Carga horária e Periodicidade das aulas
a)    Duração do Curso: O curso terá duração de15 a 18 meses letivos
b)     Carga Horária Total: 450 horas
c)     Periodicidade das aulas: semanas alternadas aos sábados a partir das 8 horas e às sextas-feiras a partir das 19 horas, de um modo geral e em média, conforme a ocorrência de feriados.

6. Frequência e Regime de Aprovação
a) Frequência: 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina.
b) Aprovação: Para ser aprovado, além da freqüência mínima, o aluno deverá alcançar o conceito final C, que representa a média 7 (sete) em cada disciplina e no Trabalho de Final de Curso de Pós-Graduação

7. Certificado de Conclusão de Curso
O acadêmico aprovado receberá, no final do curso, o certificado de Especialista em Emergências na clínica médica de grandes animais de acordo com a Resolução CNE/CES n.º 01 de 03/04/2001 e Resolução CNE/CES n° 01, de 8 de junho de 2007.

Observação:
•    Não fará jus ao certificado o acadêmico que se enquadrar em qualquer um dos casos abaixo relacionado:
•    Ter freqüência inferior a 75%, em qualquer das disciplinas.
•     Não obtiver a nota mínima de aprovação em qualquer das disciplinas e na monografia final (nota 7, ou seja o conceito C).

8.  Seleção
A seleção será feita com base no currículo, levando em consideração, principalmente, os critérios: formação acadêmica e atuação profissional. O candidato selecionado deverá efetuar sua matrícula na Seção de Pós- graduação da FAFRAM/FE.

9.  Número de Vagas
O número de vagas oferecido, por turma, é de no máximo 40 (quarenta), e a realização do curso está condicionado ao preenchimento do número mínimo de vagas, que é de 20 (vinte)

10.   Investimento e Taxa de Matrícula:
a) Matrícula: taxa de matrícula de R$60,00 (sessenta reais) a ser paga no ato da matrícula. Este valor pode ser depositado na conta corrente da Fundação Educacional de Ituverava – Congresso FEI: c. c. 13.002152-3 Ag. 0050, Santander (Ituverava/SP). Uma cópia do deposito deve ser enviada para a secretária da Pós-Graduação da FAFRAM/FE.
b) Investimento: Os cursos de Pós-Graduação da FAFRAM/FE possuem um excelente custo benefício.

Oferece, ainda, desconto nas mensalidades para ex-alunos das mantidas da Fundação Educacional de Ituverava (FFCL/FE e FAFRAM/FE) e associados de empresas ou instituições conveniadas.

Para obter maiores informações em relação ao investimento e condições de pagamento deste curso, favor consultar a secretaria da FAFRAM/FE pelos telefones: 16- 3729 9060 ou 16 – 3729 9071.
Observação: O valor do curso não inclui outros gastos que eventualmente o aluno poderá vir a ter.
10. Corpo Docente
O corpo docente é constituído de doutores, mestres e especialistas, oriundos da FAFRAM/FE, de outras Instituições de ensino e pesquisa e Empresas, com sólida experiência em docência e pesquisa e que além da formação acadêmica, possuem renomada experiência e atuação no mercado.

11. Local de realização
Será realizado nas instalações do Campus II da FE- FAFRAM- Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE: Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01, Ituverava-SP, Brasil, CEP= 14500-000, ou em locais a serem estipulados pela proponente, para o bom andamento do Curso.

12.  Documentos necessários para Inscrição/Matrícula
•    Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
•    Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso), ou declaração da Faculdade com data da colação de grau. Nono início das aulas o candidato deverá apresentar a Fotocópia do diploma de graduação ou declaração da Faculdade com a data da colação de grau, pois caso contrário será desligado do curso..
•    Declarações de compromissos (Anexos 1 e 2 da Ficha de Matricula)
•    Fotocópia da certidão de casamento ou nascimento.
•    Fotocópia do Histórico escolar do curso superior.
•    Duas fotos 3x4 recentes.
•    Fotocópia do CPF, RG e do Título de Eleitor.
•    Fotocópia do pagamento da taxa de inscrição.
•    Curriculum vitae atualizado e documentado.
•    Cópia do documento de serviço militar (somente para homens).
•    Contrato de prestação de serviços educacionais (2 vias), a ser assinado no primeiro dia de aula.

Observações:
1- Toda a documentação acima deve ser entregue na secretaria da Pós-graduação da FAFRAM/FE no ato da matrícula.
2- Todos os documentos devem estar autenticados em cartório ou acompanhados do original para autenticação na secretaria da Fundação.

13.  Matrícula em Disciplinas Isoladas
Qualquer interessado poderá se matricular em disciplinas ofertadas pela FAFRAM/FE em seus cursos de especialização, mesmo sem a prévia seleção ocorrida no início dos cursos e sem o compromisso de complementar a grade curricular dos mesmos, podendo cada interessado cursar no máximo 50% das disciplinas ofertadas por curso. Será considerada matrícula em disciplina isolada.
A solicitação de matrícula em disciplina isolada deve ser feita, mediante requerimento, à Coordenação Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, no prazo mínimo de cinco dias antes do início da disciplina: mediante a apresentação da documentação abaixo:
•     Formulário de solicitação de matricula e seus anexos, devidamente assinada e rubricada.
•    Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF e Título de Eleitor.
•    Cópia do Diploma do Curso Superior com o respectivo Histórico escolar.
O investimento por disciplina será proporcional ao valor total do Curso (sem desconto) e o pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula ou antes do oferecimento da mesma.

Será expedida declaração ao aluno que obtiver conceito igual ou superior a “C”, ou seja, nota igual ou superior a sete, e freqüência igual ou superior a 75% na disciplina em que estiver matriculado.
Cálculo do valor da disciplina: valor total do curso, sem desconto, dividido pelo número de disciplinas, mais taxa administrativas se houver

14. Informações:
•    Pessoalmente na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
•    Pelo do telefone: 0 XX (16) 3729 9060 ou 0 XX (16) 3729 9000, das 8h às 11h30 e das 13h30 min às 16h30 min e das 19h30 min às 22h.
•    Pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Observações Gerais
1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da FAFRAM/FE, conjuntamente com a Direção da FAFRAM/FE, se reservam o direito de não oferecer o curso em que não houver um número mínimo de inscritos. Nesse caso, valores já pagos serão reembolsados.
3) Toda matricula deve ser, OBRIGATORIAMENTE, confirmada na secretaria da FAFRAM/FE, com a apresentação da documentação exigida e do comprovante de pagamento da inscrição.


Veja Também

Prev Next