Imprimir

Educação Ambiental e Responsabilidade Social

AddThis Social Bookmark Button

Matrículas Abertas !

1. Apresentação

Vivenciando o desafio de construir uma sociedade sustentável, orientada por novos valores e saberes e quebra de paradigmas, estruturada em bases ecológicas e por formas efetivas de organização democrática, urge a necessidade da formação de cidadãos baseada em valores ecológicos que permitam uma inserção mais consciente no meio ambiente o que só se consegue através da criação de novas competências e de estratégias inovadoras  relacionadas à política, legislação, processos e normas sobre meio ambiente.

A educação ambiental,  a  responsabilidade social  e a gestão ambiental abordam de forma interdisciplinar temas da ciência ambiental envolvendo o manejo de ecossistemas naturais, urbanos, rurais e industriais, e o profissional com esta formação poderá atuar na docência de ensino superior ou extensão,  no âmbito da educação formal e não formal, no subsídio à elaboração de políticas de gestão ambiental nos setores públicos e privados, nos projetos de pesquisa, em empresas de consultoria e prestação de serviços, como na colaboração à preservação do meio ambiente. e serem capazes de promoverem ações pela sustentabilidade do meio ambiente. Além disso, a Educação Ambiental tem se constituído em um dos temas transversais de maior importância no currículo escolar, justificando-se assim também o preparo de educadores capacitados para a gestão ambiental por meio da educação.

O presente curso tem estas duas perspectivas. O curso de especialização em Educação Ambiental e Responsabilidade Social é um curso de pós-graduação Lato sensu, que tem por objetivo o aprofundamento teórico, técnico e didático para a atuação nesta área específica.

 

2. Objetivos

Geral

Capacitar profissionais para o exercício de atividades relacionadas ao meio ambiente, conferindo-lhes aptidão para, entre outras atribuições, tomar decisões conscientes e responsáveis pela sustentabilidade do meio ambiente, implantar programas de planejamento e gestão ambiental em empresas públicas e privadas e  atuar de forma objetiva e sistêmica na busca de soluções para as questões ambientais globais, nacionais e regionais.

 

Específicos

 

  1. Capacitar profissionais a promover incorporação de novos valores e atividades éticas relativas ao meio ambiente e a desenvolverem uma abordagem interdisciplinar e holística da questão ambiental,
  2. Proporcionar aos participantes ferramentas necessárias para  entender os  fundamentos, as motivações e as vantagens da prática da gestão ambiental.
  3. Proporcionar aos participantes ferramentas necessária para  a aplicação prática  das normas e estrutura dos sistemas de gestão ambiental. 
  4. Aprofundar o conhecimento de questões sócio-ambientais no Brasil e no mundo, por meio de uma reflexão sobre as políticas públicas e privadas, a partir de uma revisão histórica da temática, ampliando as possibilidades de interseção entre as experiências escolares e o enfoque ambiental.
  5. Qualificar profissionais para novas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, relativas à área ambiental  e sócio-ambiental.
  6. Oferecer ferramentas para a compreensão e análise das questões ambientais atuais, e sua relação com as questões econômicas, tecnológicas e sociais do desenvolvimento sustentável, que permitam transformar os desafios e restrições ambientais em oportunidades de negócios.
  7.  Proporcionar técnicas e conhecimentos que oportunizem uma visão sistemática das políticas sócio-ambientais visando a elaboração, implantação e desenvolvimento da educação ambiental em organizações públicas ou privadas.
  8.  Proporcionar  ferramentas necessárias aos profissionais para que possam  prevenir e enfrentar os problemas ambientais decorrentes dos impactos causados pela ação humana na natureza.
  9.  Fornecer aos profissionais embasamento a respeito dos aspectos interdisciplinares, institucionais e operacionais do gerenciamento ambiental, principalmente em nível de planejamento e coordenação de projetos e estudos,  como forma de melhorar a qualidade de vida do ser humano.

 

3. Publico Alvo

Por ser um curso de caráter interdisciplinar admitem-se profissionais de nível superior nas diversas áreas do saber que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da Educação Ambiental, da Gestão Ambiental, da  Responsabilidade Social e de  seus segmentos ou de outras áreas de conhecimento que queiram se engajar num mercado de trabalho que esta cada vez mais globalizado e competitivo.

 

4. Conteúdo Programático

Módulo I – Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
1-Introdução ao Estudo da Educação Ambiental
2- Educação Ambiental e   Desenvolvimento Sustentável
3- Educação Ambiental, Ensino Formal e Não Formal
4- Ética, Cidadania e Meio Ambiente
5- Atividades Econômicas e o  Meio Ambiente

 

Módulo II – Acadêmico
6- Didática do Ensino Superior
7- Estatística Aplicada a Estudos Ambientais e Indicadores  Sócio– ambientais
8- Metodologia da Pesquisa Científica

 

Módulo III – Administração e Gestão  Ambiental
9- Sistemas de  Gestão Ambiental
10- Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
11- Gestão Ambiental Empresarial e Empreendedorismo
12- Gestão Ambiental Urbana, Rural e Desenvolvimento Sustentável
13- Gerenciamento Ambiental Aplicado aos Recursos Renováveis: recursos hídricos e florestais
14-Planejamento estratégico ambiental , elaboração e avaliação
15- Perícia, Auditoria, Licenciamento e Certificação Ambiental
16- Direito Ambiental e Legislação
17-  Economia e Contabilidade Ambiental

 

Módulo IV – Tópicos Especiais em Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social-
18- Tecnologia Ambiental: poluição, controle e reaproveitamento de resíduos e subprodutos
19- Alterações Ambientais e o Comportamento climático global
20- Marketing sócio-ambiental e comunicação
21- Meio  Ambiente, Gestão Ambiental e  Qualidade de Vida.

 

Módulo V – Pesquisa Aplicada

 

Este módulo inclui desenvolvimento do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Pós-graduação.
O aluno terá até seis meses após a integralização das disciplinas para a sua conclusão, entrega e defesa (quando optar por monografia). Este trabalho será orientado por professor(es) vinculado(s) ao curso.

 

Observação: A FAFRAM/FE se reserva o direito de alterar o conteúdo Programático para o bom desenvolvimento do Curso.

 

5. Metodologia
O Método de ensino é baseado em:

 

  1. Aulas expositivas- dialogadas, através de uso de recursos instrumentais variados como: data-show, vídeos, retro-projetores, computadores, entre outros.
  2. Seminários, exercícios individuais e em grupos supervisionados; estudos de caso, enquête, visitas técnicas, elaboração de situações-problemas, e atividades práticas que exemplifiquem estratégias trabalhadas durante a abordagem dos conteúdos das disciplinas, entre outras.
  3.  Estudos dirigidos a serem realizados em grupo, com o propósito de promover a troca de experiências entre participantes de diferentes atividades profissionais e formações.

 

6. Duração do Curso, Carga horária e Periodicidade das aulas

6.1. Duração do Curso: O curso terá duração de 12 a 15 meses letivos

6.2. Carga Horária Total: 450 horas (380 horas para desenvolvimento das disciplinas, incluindo o tempo de aplicação de provas e elaboração de trabalhos acadêmicos com supervisão,  e 70 horas de elaboração da monografia).

6.3. Periodicidade das aulas: semanas alternadas (2 a 3 vezes ao mês) aos sábados a partir das 8 horas  e das 13horas e  30 minutos, e às sextas-feiras a partir das 19 horas , de um modo geral e em média, conforme a ocorrência de feriados.

 

7. Freqüência e Regime de Aprovação
Freqüência: 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada disciplina
Aprovação:  Para ser aprovado, além da freqüência mínima, o aluno deverá alcançar o conceito final C, que representa a média 7(sete) em cada disciplina e no Trabalho de Final de Curso de Pós-Graduação.

 

8. Certificado de conclusão do curso

O acadêmico aprovado receberá, no final do curso, o certificado de Especialista em Educação Ambiental e Responsabilidade Social, de acordo com a Resolução CNE/CES n.º 01 de 03/04/2001 e Resolução CNE/CES n° 01, de 8 de junho de 2007.

Observação:
 Não fará jus ao certificado o acadêmico que se enquadrar em qualquer um dos casos abaixo relacionado:

 

  1. Ter freqüência inferior a 75%, em qualquer das disciplinas.
  2.  Não obtiver aproveitamento em qualquer das disciplinas e na monografia final a  nota  7 (ou seja o conceito C).

 

9. Seleção

A seleção será feita com base no currículo, levando em consideração, principalmente, os critérios: formação acadêmica e atuação profissional. O candidato selecionado deverá efetuar sua matrícula na Seção de Pós- graduação da FAFRAM/FE.
Observação: Caso haja, necessidade, os candidatos selecionados na fase preliminar serão submetidos a uma entrevista pessoal com o Conselho do Curso.

 

10. Número de Vagas

O número de vagas oferecido, por turma, é de no máximo 50 (cinqüenta), e a realização do curso está condicionado ao preenchimento do número mínimo de vagas, que é de 20 (vinte)

 

11. Investimento e Taxa de Matrícula:

11.1. Matrícula: taxa de matrícula de R$60,00 (sessenta reais) a ser paga no ato da matrícula.
O valor da Taxa de matrícula pode ser depositada na conta corrente da Fundação Educacional de Ituverava- Congresso FEI: c.c. 13.002152-3 Ag. 0050, Santander (Ituverava/SP). Cópia do depósito deverá ser enviada para a Secretária da Pós-graduação da FAFRAM/FE.

 

11.2. Investimento: Os cursos de Pós-graduação da FAFRAM/FE possuem excelente relação custo-benefício.
Oferece desconto nas mensalidades  para ex-alunos das Mantidas da  Fundação Educacional de Ituverava (FFCL/FE e FAFRAM/FE) e Associados de Empresas ou Instituições conveniadas.
Para obter maiores informações em relação ao investimento e condições de pagamento deste curso, favor consultar a secretaria da FAFRAM/FE (telefones: 16-3729 9060 ou 16-3729 9071)
Observação: O valor do curso não inclui outros gastos que eventualmente o aluno poderá vir a ter.

 

12. Documentos necessários para Inscrição/Matricula

 

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
  2. Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso), ou declaração da Faculdade com data da colação de grau. O candidato que estiver cursando o último ciclo, deverá apresentar declaração da Instituição ( no início das aulas o candidato deverá apresentar a Fotocópia do diploma de graduação ou declaração da Faculdade com a data da colação de grau, pois caso contrário será desligado do curso).
  3. Declarações de compromissos (Anexos 1 e 2 da Ficha de Matricula)
  4. Fotocópia da certidão de casamento ou nascimento.
  5. Fotocópia do Histórico escolar do curso superior.
  6. Duas fotos 3x4 recentes.
  7. Fotocópia do CPF, RG e do Título de Eleitor.
  8. Fotocópia do pagamento da taxa de inscrição.
  9. Curriculum vitae atualizado e documentado.
  10. Cópia do documento de serviço militar (somente para homens).
  11. Contrato de prestação de serviços educacionais (2 vias), a ser assinado no primeiro dia de aula.

 

Observações:

1- Toda a documentação acima deve ser entregue na secretaria da Pós-graduação da FAFRAM/FE no ato da matrícula.

2- Todos os documentos devem estar autenticados em cartório ou acompanhados do original para autenticação na secretaria da Fundação.

 

13. Inscrição

A Ficha de inscrição poderá ser obtida abaixo:

 

 

 

 

    1. Presencialmente, na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
    2. Por sedex: Juntar toda a documentação solicitada e postar nos Correios para a Secção de Pós-graduação da FAFRAM/FE.

 

 Endereço:
 Coordenação do Programa de Pós-graduação da FAFRAM/FE
A/C da Seção de Pós-graduação da Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE
Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01
 14500-000 Ituverava-SP, Brasil

 

14. Início das aulas do Curso

A data de início será comunicada por e-mail ou telefone, portanto, a ficha de matricula deve ser preenchida com letra legível.

 

15. Corpo Docente

O corpo docente é constituído de doutores, mestres e especialistas, oriundos da FAFRAM/FE e de outras Instituições de ensino e pesquisa, com sólida experiência em docência e pesquisa e que além da formação acadêmica, possuem renomada experiência e atuação no mercado.

 

Corpo docente (permanente, convidados e palestrantes

Dra. Maria Amalia Brunini- Aposentada da Unesp, Campus de Jaboticabal; FAFRAM/FE e FFCL/FE, Ituverava/SP>.
Dr. Marcio Pereira- FAFRAM/FE e FFCL/FE, Ituverava/SP.
Dra. Anice Garcia- FAFRAM/FE e FFCL/FE, Ituverava/SP.
Dr. Antonio Luis de Oliveira- FAFRAM/FE e FFCL/FE, Ituverava/SP.
Msc.  Denise Bittencourt Amador- FAFRAM/FE, Ituverava/SP.
Msc. Francisco de Assis de Breda- CEUCLAR, Batatais/SP.
Dr. Helil Ferreira Palermo- FAFRAM/FE, Ituverava/SP.
Msc. Janaína Cristina Kanesiro- Turismo e Hotelaria
Msc. José Renato de Araújo- FFCL/FE , Ituverava/SP
Dra. Juliana Xavier- FAFRAM/FE, Ituverava/SP.
Dr. Leomam Almeida Couto- FAFRAM/FE e FFCL/FE, Ituverava/SP>
Msc. Lidiane Aparecida Kanesiro- FFCL/FE, Ituverava/SP
Dr. Orivaldo Brunini- Instituto Agronômico de Campinas-IAC, Campinas/SP.
Dr. Silvio de Paula Mello – FAFRAM/FE, Ituverava/SP
Dr. Paulo de Tarso Oliveira- Aposentado da UNESP, Campus de Franca; FAFRAM/FE, Ituverava/SP
Msc. Vinicius Antonio Maciel Júnior- FAFRAM/FE, Ituverava/SP
Msc.Wesley Di tano de Oliveira- FFCL/FE, ituverava/SP

Observação: o corpo docente pode ser alterado para o bom desenvolvimento do Curso.

 

16. Local de realização

Será realizado nas instalações do Campus II da FE- FAFRAM-Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE: Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01, Ituverava-SP, Brasil, CEP= 14500-000, ou em locais a serem estipulados pela proponente, para o bom andamento do Curso.

 

17. Coordenação do Curso

Dra. Maria Amalia Brunini
Dr. Marcio Pereira

 

18. Matrícula em Disciplinas Isoladas

 Qualquer interessado poderá se matricular em disciplinas ofertadas pela FAFRAM/FE em seus cursos de especialização, mesmo sem a prévia seleção ocorrida no início dos cursos e sem o compromisso de complementar a grade curricular dos mesmos. podendo cada interessado cursar no máximo 50% das disciplinas ofertadas por curso. Será considerada matrícula em disciplina isolada.
A solicitação de matrícula em disciplina isolada deve ser feita, mediante requerimento, à Coordenação Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, no prazo mínimo de cinco dias antes do início da disciplina: mediante a apresentação da documentação abaixo:

 

  1.  Formulário de solicitação de matricula e seus anexos, devidamente assinada e rubricada.
  2. Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF e Título de Eleitor.
  3. Cópia do Diploma do Curso Superior com o respectivo Histórico escolar.

 

O investimento por disciplina será proporcional ao valor total do Curso (sem desconto) e o pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula ou antes do oferecimento da mesma
Será expedida declaração ao aluno que obtiver conceito igual ou superior a “C”, ou seja, nota igual ou superior a sete, e freqüência igual ou superior a 75% na disciplina em que estiver matriculado.
Cálculo do valor da disciplina: valor total do curso sem desconto dividido pelo número de disciplinas

 

19. Informações

 

  1. Pessoalmente na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
  2. Pelo do telefone: 0 XX (16) 3729 9060 ou 0 XX (16) 3729 9000, das 8h às 11h30 e das 13h30 min às 16h30 min e das 19h30 min às 22h.
  3. Pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

20. Observações Gerais

1. A Coordenação de Pós-Graduação da FAFRAM/FE reserva-se o direito de não oferecer o curso em que não houver um número mínimo de inscritos. Nesse caso, valores já pagos serão reembolsados.

2) Em situações em que a seleção, com base no Currículo, desclassificar o candidato, valores já pagos também serão reembolsados.

3) Toda inscrição deve ser, OBRIGATORIAMENTE, confirmada na secretaria da FAFRAM/FE, com a apresentação da documentação exigida e do comprovante de pagamento da inscrição.

 

Veja Também

Prev Next