Imprimir

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em Ituverava

AddThis Social Bookmark Button

Central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas do município envolverá comunidade em ações de conscientização ambiental
 
Realizada há sete anos em todo o país, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material, e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultado desse sistema.

Para marcar o Dia Nacional do Campo Limpo, a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Ituverava, gerenciada pela Fundação Educacional de Ituverava (Farfram), abrirá suas portas para a comunidade no dia 17 de agosto. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente. Estima-se que mil pessoas passarão pela central.

Em 2012, as principais atividades serão realizadas especialmente um dia antes da data oficial, para favorecer a participação de alunos da rede escolar nos 22 estados que participarão nesse ano em mais de 100 unidades de recebimento espalhadas pelo Brasil.

Agenda Dia Nacional do Campo Limpo 2012
Portas Abertas na Central de Recebimento
Data: 17 de agosto
Horário: 9h às 16h
Local: Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01,campus Agronomia, s/nº - aeroporto- Ituverava, SP

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o país. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV e seus associados fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor  (Abag, Aenda, Andav, Andef,  Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
 
Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 91 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Imprimir

2ª Exposição Agropecuária da Alta Mogiana será de 20 a 25 de Agosto

AddThis Social Bookmark Button

Serão expostos animais das raças nelore e gir leiteiro; haverá também feira de negócios e torneio leiteiro

De 20 a 25 de agosto, será realizada a 2ª Exposição Agropecuária da Alta Mogiana, no Parque Permanente de Exposições de Ituverava. O evento deve reunir criadores de gado das raças Nelore e Gir leiteiro de todo o país, para julgamento de pista. A visitação aos estandes da feira de negócios será aberta ao público e a entrada é gratuita.

Cerca de trezentos animais estão inscritos na Exposição, que tem o objetivo de valorizar a agropecuária da região de Ituverava. “O evento é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento desta atividade”, afirma a criadora de gado nelore, Sueli Mine, que é uma das organizadoras da exposição.

“Além dos animais serem julgados na pista, teremos também uma feira de negócios com expositores de máquinas agrícolas, veículos e mostra de animais para comercialização. A Feira será aberta para o público, e haverá um dia especial para alunos das escolas do município visitarem a Exposição”, explica.

AtraçõesO Bar e Restaurante Boêmio atenderá no recinto da festa. Um parque de diversões também funcionará no local. “O evento será aberto para pequenos comerciantes montarem suas barracas”, completa Sueli.

A também organizadora Renata Torraca Peraro Okano espera que a Exposição repita o sucesso do ano passado. “Será uma Exposição de animais das duas raças, voltados para corte e leite, respectivamente. Desde já, agradecemos o apoio do Sindicato Rural de Ituverava e da Prefeitura”, ressalta.

A exposição de gado Gir leiteiro tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Associação Paulista de Criadores de Gir Leiteiro (APCGIL)
A 2ª Exposição Agropecuária da Alta Mogiana tem o apoio da Prefeitura de Ituverava, Sindicato Rural e da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram).

Serviço
2ª Exposição Agropecuária da Alta Mogiana – De 20 a 25 de agosto, a partir das 9h – Parque Permanente de Exposições em Ituverava

Imprimir

Dia do Agricultor

AddThis Social Bookmark Button

Em comemoração ao dia do Agricultor, a CATI e a FAFRAM realizaram no dia 26 de Julho de 2012 no campus da faculdade um encontro que reuniu cerca de 300 pessoas de toda a região.

Imprimir

Recepção dos Calouros

AddThis Social Bookmark Button

Nos dias 30 e 31 ocorreu a recepção dos calouros dos cursos da FAFRAM, Os calouros dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária foram recepcionados pela diretoria da faculdade e em seguida os calouros participaram de um nutritivo café da manhã e partiram para o tradicional trote solidário. As arrecadações foram doadas para APAE e para a sociedade beneficente São João da Escócia.

Imprimir

FAFRAM + 20

AddThis Social Bookmark Button

No dia 7 de julho de 2012 foi realizado na cidade de Orlândia um encontro dos ex-alunos da primeira turma de engenheiros agrônomos formado pela Fafram em 17 de julho de 1992.

Na ocasião estiveram presentes 20 alunos do total de 23 que se formaram em julho de 1992, todos empregados e bem sucedidos com família construída.

A FAFRAM mantendo uma tradição de formar bons profissionais nas diferentes áreas do conhecimento, a cada ano que passa vem se consolidando como uma instituição madura e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico da região e do Brasil. Hoje temos  profissionais atuando em todos os estados da federação, sendo que a primeira turma que se formou em nossa instituição muito contribuiu por ser pioneira e ter acredito em um projeto que naquele de 1987, quando ingressaram em nosso faculdade, estava em uma fase embrionária.

Parabéns formandos da primeira turma de Engenheiros agrônomos.