Premiação do Dia Nacional do Campo Limpo 2019
PREMIAÇÃO - CONCURSO REDAÇÃO E DESENHO 2019
DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO
CENTRAL DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS DE ITUVERAVA - FAFRAM/FE.
Programa de Educação Ambiental – PEA 2019
É uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Em 2019, o PEA trabalhou a responsabilidade do aluno sobre a questão dos resíduos sólidos. A central de Ituverava levou o PEA para 90 Escolas do ensino fundamental de 21 municípios: 19 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Brodowski, Delta, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Restinga, Ribeirão Corrente, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e Sertãozinho) e 2 do estado de Minas Gerais (Claraval e Ibiraci)., totalizando 10.618 crianças de 4º ano e de 5º ano, que também participaram, respectivamente, dos concursos de desenho (5.327 crianças) e redação (5.291crianças).
No dia 06 de setembro, na Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM ocorreu a reunião da Comissão Julgadora (para tal foram convidados todas os Secretários de Educação de cada município participante do PEA) para a seleção dos vencedores finalistas dos concursos de desenho e redação.
No dia 12 de Setembro de 2019, houve a apresentação do teatro da professora Maria Luiza da Escola Maria Barbosa e a premiação dos finalistas no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava. Além de professores, coordenadores e diretores, também estiveram presentes o Vice-diretor executivo e o Presidente da Fundação Educacional de Ituverava: Antônio Delgado e Pedro César Galassi; o chefe de Gestão da Fazenda Municipal de Ituverava: Alberto de Faria Pereira; o vereador Alessandro de Sousa e o Assessor de Imprensa Hilberto Emmanuel do município de Sales Oliveira; e a representante da Secretaria de Educação do município de Morro Agudo: Carla Moraes.
Segue abaixo os nomes dos alunos finalistas e escolas vencedoras:
CONCURSO DE DESENHO (4º ano):
1º lugar: Eduarda S. O. Osório - Colégio Liceu Paulo Freire – Professora: Regiane Leite Z. Aragão. Coordenadora: Adriana Ap. Peres – São Joaquim da Barra/SP
2º lugar: Evellyn Fernanda Ribeiro - EMEF Jardim Guanabara - Professora: Érica Cristina Fernandes de Freitas. Coordenadora: Luiza Cristina Pires - Ituverava/SP
3º lugar: Rafael Correa Costa - Colégio Municipal "José Coutinho" – Professora: Hilda Correa Costa. Coordenadora: Andressa Ribeiro e Vice-diretora: Rita de Cássia Marangoni Molina - Sales Oliveira/SP
CONCURSO DE REDAÇÃO (5º ano):
1º lugar: Antônio Manoel O. P. da Silva - Colégio Objetivo - Miguelópolis/SP. Professora: Professora: Marília R. F. Jorge. Diretora: Maria Beatriz Alvarenga Borges - Ituverava/SP
2º lugar: Maria Benette Machado - Colégio Municipal "José Coutinho" - Professora: Adriana Cremonini. Diretora: Sheila Cristiane C. Colferai e Coordenadoras: Andressa Ribeiro e Vice-diretora: Rita de Cássia Marangoni Molina - Sales Oliveira/SP
3º lugar: Iasmin G. Pelizari - EMEF Dr. Joaquim Severo de Lima - Professora: Ana Maria. Diretora: Rosangela da Guia Silva Santos - Morro Agudo/SP
FAFRAM comemora o Dia Nacional do Campo Limpo - 2019
Foi realizado no dia 16 de Agosto, na Central de recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da FAFRAM, o evento em comemoração ao "Dia Nacional do Campo Limpo".
No Dia Nacional do Campo Limpo são comemorados os resultados alcançados com a atuação conjunto no Sistema Campo Limpo. Criada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) a data celebra a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.
Em 2019 na sua 15ª edição, além de Ituverava, a data é comemorada em mais de 100 outras unidades de recebimento, distribuídas em 23 estados brasileiros.
O objetivo do evento na Central de recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da FAFRAM foi mostrar o funcionamento de uma central de recebimento, que é parte da logística do Sistema Campo Limpo. Na ocasião, a Central promoveu o “Central Portas Abertas”, dando à comunidade, agricultores, universitários e alunos de cursos técnicos, a oportunidade de conhecer as etapas do trabalho realizado pela unidade de recebimento, e as seguintes estações:
$1· Estação Importância do Plantio das árvores , com o apoio do centro de educação ambiental salto Belo;
$1· Estação EPI, com o apoio da BAYER;
$1· Estação Tríplice-lavagem, Destino Final e Reciclagem; com o apoio da casa das Sementes de Franca;
$1· Estação Saúde, do curso de Enfermagem da FAFRAM/FE.
O intuito das estações é conhecer as boas práticas agrícolas e o funcionamento de uma central de recebimento dentro do Sistema Campo Limpo, além de fornecer informações sobre meio ambiente e saúde à comunidade na qual a central está inserida.
Mais uma vez é a FAFRAM trabalhando, levando informações e conscientizando as pessoas para um ambiente mais seguro e sustentável.
Visite nosso perfil no facebook para ver as fotos do evento
Coordenadora de Extensão da FAFRAM faz uso da palavra em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ituverava
REGINA ELI DE ALMEIDA PEREIRA, coordenadora de Extensão da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE) e gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava-SP, gerenciada pela FAFRAM/FE, fez o o uso da Tribuna na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ituverava, realizada no dia 21 de agosto de 2018, para levar informações a respeito do Sistema Campo Limpo aos vereadores, atendendo a atividade “DNCL Solenidade”, dentro do Dia Nacional do Campo Limpo.
Nessa atividade, ela passou aos vereadores informações a respeito da nossa Central e do Sistema Campo Limpo. A Central de Ituverava é considerada referência nacional em destino final de embalagens de agrotóxicos, atendendo cerca de 30 municípios do entorno, o que comprova sua importância no contexto social regional.
VII Congresso de Iniciação Científica é realizado pela FE
Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, entre outros
A Fundação da Educacional de Ituverava promoveu entre 22 e 24 de outubro, o VII Congresso de Iniciação Cientifica. O evento teve o objetivo de incentivar a iniciação científica nos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos pela FE, por meio da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL).
Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e representantes da comunidade científica.
Abrindo o Congresso, dia 22 outubro, segunda-feira, o apresentador Elias Matogrosso proferiu palestra no salão da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Entre outras autoridades, estiveram presentes o presidente da FE, Pedro César Galassi; o diretor da Fafram, Márcio Pereira; a coordenadora-geral de cursos da FE e responsável pela organização do Congresso, Maria Amália Brunini; o vice-diretor-executivo da FE, Antônio Gonçalves Delgado e a professora da FE, Lidiane Aparecida Kanesiro.
No dia seguinte houve apresentação de trabalhos científicos na Fafram e no dia 24, no encerramento do Congresso, foram apresentados outros trabalhos e realizada a premiação dos vencedores de cada área, no Salão Nobre da Fundação Educacional.
Importância
A coordenadora geral de cursos da FE de Ituverava, e organizadora do Congresso, Maria Amália Brunini, fala sobre o evento. “O Congresso é muito importante para a FE, pois comprova que a instituição trabalha além da área didática, possui também uma massa crítica em termos de pesquisa, apresentando as possibilidades do que pode ser feito para colaborar com a comunidade através da pesquisa”, disse.
“Visto que, uma faculdade não sobrevive isolada, ela tem como um dos objetivos proporcionar benefícios tanto para o meio acadêmico, quanto para a comunidade social”, completa a organizadora do evento.
O aluno do terceiro ano do curso de Direito da Fafram, Paulo Sérgio do Nascimento Assunção, 20 anos, destaca como o Congresso contribuiu para o desenvolvimento profissional do estudante.
“Foi uma oportunidade única e essencial para quem busca agregar novos conhecimentos. O evento nos dá a possibilidade, não só de expor ideias aos professores e profissionais da área, mas também aos outros alunos e, assim, agregar ainda mais conhecimento, seja na área profissional ou académica”, afirma.
“Essa troca de conhecimento e interesses em comum dos participantes é o que me instiga a crescer cada vez mais, como aluno e profissional”, completa o expositor.
Congresso de Iniciação Científica da FE
O Congresso de Iniciação Científica da FE foi iniciado em 2004, com a proposta de inovar, dando um passo à frente no processo de construção do conhecimento, se estendendo a toda comunidade acadêmica em âmbito nacional.
Central de Recebimento de Embalagens da Fafram recebe importante prêmio
Com 9.620 pontos, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava emplaca mais uma vez o primeiro lugar
A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), que é mantida pela Fundação Educacional, recebeu no dia 16 de maio, o prêmio de 1º Lugar a nível nacional, do Programa Implantar, criado pelo InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) para incentivar as unidades a investir no aperfeiçoamento constante de suas atividades.
O entrega do prêmio de reconhecimento das 20 primeiras colocadas, foi durante a reunião regional das centrais do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
As unidades premiadas são das que mais se aproximaram do total de 9.700 pontos, considerando indicadores como os resultados da mobilização no Dia Nacional do Campo Limpo, engajamento no Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, participação em eventos, custo médio anual da tonelada processada, organização geral da central e principalmente questões que envolvem o cumprimento de medidas de segurança.
Com evolução em todos os indicadores, as unidades que fizeram a diferença em 2017 alcançaram esse resultado por apresentarem importantes características, como busca contínua pela melhoria, preocupação com processos e procedimentos bem executados.
Excelente pontuação
A central ituveravense, que já ocupou a primeira posição do programa por diversas vezes, chegou perto de atingir a pontuação máxima nessa edição, fazendo 9.620 pontos, concorrendo com mais de 100 centrais em todo o Brasil, que além de integrar o Sistema, também são responsáveis por promover a triagem das embalagens recebidas, padronizando e separando por tipo de material para enviar para as recicladoras ou incineradoras parceiras.
As cidades de Araraquara, Bebedouro, Bilac, Casa Branca, Catanduva, Guariba, Paraguaçu Paulista, Piedade, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Manuel, Taquarituba e Taubaté, também se destacaram no ano passado pela excelente atuação de suas centrais.
Márcio Pereira, Regina Eli, Bianca e Delgado
Conquista
A Gerente da Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava, a professora Regina Eli de Almeida Pereira fala sobre o que representa a conquista para a instituição de ensino.
“O prêmio demonstra que ao estar em dia com os indicadores que são avaliados pela InpEV, como normas de segurança, questões trabalhistas, produtividade, a central está não só em vantagem na qualidade dos serviços e em relação as demais estações do país, mas também se torna uma central modelo para a Fafram, enquanto instituição de ensino”, afirma.
“Esse troféu coroa o trabalho que temos desenvolvido ano após ano. Acredito que o segredo para atingir esse patamar, é a eficiência, responsabilidade e comprometimento da nossa equipe, com o apoio incondicional da diretoria da Fafram e da FE, que nunca medem esforços para que consigamos nos adaptar às novas mudança e regras, bem como para que possamos nos tornar a melhor central de recebimento do Brasil”, destaca Regina, completando que a Central de Ituverava, é a única estação do Brasil gerenciada por uma faculdade, mantida por uma fundação.
Agradecimento
“Agradeço à equipe, em especial aos operadores que são quem de fato fazem a central produzir, colocando em prática o planejamento operacional e as normas de segurança necessárias; à equipe administrativa, estagiários do programa de Extensão da Fafram; à diretoria da Fafram, e finalmente a FE. Essa grande equipe é responsável por fazer a diferença e conquistar esse prêmio para Ituverava”, completa a professora Regina Eli.
Além da gerente, Regina Eli de Almeida Pereira, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava a equipe é composta pela auxiliar administrativa – Bianca Oliveira Gonçalves Costa; pelos operadores – Antônio Carlos Monteiro, Luís Fabiano da Silva Andrade, Reginaldo Mendes de Sousa; pelos estagiários – José Renato Otávio e Felipe César Galassi, e pelos estagiários da extensão – Pedro César Galassi e Gabriel Machado de Castro.
Central de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foi inaugurada em 1999
A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava, foi inaugurada em 1999, com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), antes da criação da Lei Federal nº 9.974, que ordena a prática da devolução e destinação adequada de embalagens vazias de agrotóxicos, aos estabelecimentos comerciai onde forma adquiridos. O objetivo foi oferecer a destinação adequada às embalagens utilizadas por produtores.
Desde então é gerenciada pela professora Regina Eli de Almeida Pereira, atuando no recebimento de embalagens vazias de agrotóxico proveniente das usinas e produtores do entorno e dos postos de recebimento de Franca e Batatais.
A central também realiza recebimentos itinerantes de pequenos produtores dos municípios vizinhos e leva informações aos agricultores e para estudantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) do inpEV, com visitas a escolas para a conscientização de alunos sobre o tema.
Desde o ano de 2002, o posto de recebimento e embalagens está sob a coordenação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Desde a sua criação já foram destinadas mais de 1.200 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, entregues por agricultores, usinas e empresas do setor agrícola de nossa região.
Sobre o inpEV
Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação.
É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
O Brasil é líder mundial na correta destinação do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.
Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava
Premiação - Concurso Redação e Desenho 2018
Dia Nacional do Campo Limpo
Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava - FAFRAM/FE
Programa de Educação Ambiental – PEA 2018
É uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Em 2018, o PEA trabalhou a questão dos resíduos sólidos e as responsabilidades compartilhadas a partir da perspectiva da família nessa cadeia. A central de Ituverava levou o PEA para 89 escolas, de 22 municípios, 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Brodowski, Delta, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra) e 2 do estado de Minas Gerais (Claraval e Ibiraci)., totalizando 11.518 crianças de 4º ano e de 5º ano, que também participaram, respectivamente, dos concursos de desenho (5.711 crianças) e redação (5.807 crianças).
No dia 05 de setembro, na Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM, ocorreu a reunião da Comissão Julgadora (para tal foram convidados todas os Secretários de Educação de cada município participante do PEA) para a seleção dos vencedores finalistas dos concursos de desenho e redação.
No dia 27 de Setembro de 2018, houve a apresentação do teatro da professora Maria Luiza da Escola Maria Barbosa e a premiação dos finalistas no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava. Além de professores, coordenadores e diretores, também estiveram presentes o prefeito e a primeira dama, a vereadora e o Assessor de Imprensa do município de Sales Oliveira, o Prefeito, o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos e a supervisora de Ensino do município de Guará-SP e a representante da Secretaria de Educação de Ituverava-SP.
Abertura do evento pela professora Regina Eli
Alunos do teatro da Professora Mª Luiza da Escola Mª Barbosa
Alunos e professores participantes das escolas premiadas
Apresentação do teatro da Escola Mª Barbosa de Ituverava-SP
Finalistas dos concursos do PEA 2018 e participantes do teatro.
Finalistas dos concursos PEA-2018 e alunos do teatro.
Mesa de abertura - Da esquerda para a direita: Vice-diretor Executivo Antônio G. Delgado, Diretora do Colégio Van Gogh Anglo Sandra, Prefeito do Município de Sales Oliveira Dr. Edmar, Vice-prefeito do município de Guará-SP Sr. Vinícius, Representante da Secretaria de Educação de Ituverava Erny e coordenadora de Extensão da FAFRAM/FE Regina Eli.
Segue abaixo os nomes dos alunos finalistas e escolas vencedoras:
CONCURSO DE DESENHO (4º ano):
CONCURSO DE REDAÇÃO (5º ano):
Fafram e orquidário promovem curso sobre cultivo de orquídeas
A Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promove, em parceria com o orquidário Ayelttac de Ituverava, a segunda edição do curso “Curso Avançado de Cultivo de Orquídeas”.
Com aulas teóricas e práticas, o curso será na Fafram (campus 2). As teóricas estão programadas para os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, das 19h30 às 22h.
A parte prática, será no dia 2 de dezembro, sábado, das 9h às 12h. A visita a viveiro de cultivo, replante e divisão de mudas será no orquidário Ayelttac, à Rua Francisco Bueno de Morais, 530, centro De acordo com os organizadores, na teoria serão abordados: introdução e características gerais das orquídeas, adubação adequada, soluções para pragas e doenças. Também será demostrado o replante correto e maneiras de divisão de mudas adultas, s serão elucidados os principais aspectos práticos com visita ao ambiente de cultivo.
O evento é promovido pelos cursos de Ciências Biológicas da FFCL e de Agronomia da Fafram, em colaboração com o orquidário Ayelttac.
O participante terá direito à apostila colorida com detalhes das aulas e ainda ganhará uma muda de orquídea adulta (utilizada na prática de replante). O curso será ministrado pelo biólogo Renato Galdiano Júnior, pós-graduado em Genética e Melhoramento de Plantas e que trabalha com multiplicação e cultivo de orquídeas há mais de 20 anos.
Tema Atual
“O tema á bastante atual e está em plena expansão dentro e fora do país. A orquidicultura é um dos setores do cultivo de plantas ornamentais mais dinâmicos e que se amplia a elevadas taxas ano a ano”, afirma Renato Galdiano Júnior.
“Neste contexto, novas cultivares, bem como práticas para o sucesso do cultivo doméstico têm sido introduzidas e estarão agora disponíveis dentro de um ambiente universitário e acessível à população de Ituverava e região”, completa.
Inscrições
As inscrições custam R$ 60 para não alunos e R$ 40 para alunos da FE. Elas podem ser feitas nas secretarias da FFCL e da Fafram (Câmpus II).
Fonte: Tribuna de Ituverava
Mais artigos...
- VI Congresso de Iniciação Científica - CICFE 2016
- Aluno da FAFRAM recebe premiação no X Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2016, coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite.
- Professores da Fafram lançam livro
- Vencedores de concurso do DNCL recebem premiação
- Dia Nacional do Campo Limpo 2015
- Agromais oferece consultoria a empresas e produtores
- Dois ex-alunos da FAFRAM farão doutorado pela Unesp
- Premiação do Dia Nacional do Campo Limpo 2014
- Congresso de Iniciação Científica já é na próxima semana
- Dia Nacional do Campo Limpo 2014
- V Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
- Dia Nacional do Campo Limpo 2013
- Curso de Extensão em Direito Tributário
- Caminhos da reciclagem é tema do programa "Campo Limpo"
- Está disponível Edição Especial 2013 da Revista Nucleus
- Fafram poderá sediar CTP de multinacional chinesa
- Autoridades do Sudão visitam a FAFRAM
- FAFRAM Recebe delegação alemã da empresa Bayer
- Professora de Agronomia da FAFRAM conclui doutorado na Unesp
- Representantes da Bayer visitam estação experimental da FAFRAM