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FAFRAM realiza nesta semana solenidades de colação de grau

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A Faculdade Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, realiza nesta semana, as solenidades de formatura dos cursos de Agronomia, Direito, Medicina Veterinária e Sistemas de Informações.

As colações de graus serão no Núcleo Cultural “Dr. Paulo Borges de Oliveira”, Salão Social da Apae, a partir das 19h30. No dia 17 de dezembro recebem diplomas os formandos dos cursos de Direito e Sistemas de Informação. Neste mesmo dia às 10h e às 10h30, os alunos plantarão as árvores de cada turma.

Para o dia 18, estão programadas as formaturas dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que farão o plantio das árvores às 10h e às 10h30, respectivamente.

O diretor da Fafram, Márcio Pereira, fala sobre a importância deste momento. “Para a instituição de ensino, é um grande orgulho, pois são novos profissionais que se formaram e ingressarão no mercado de trabalho, com muita competência.

Tenho certeza que foram anos de muito aprendizado, e por isso parabenizo a todos pela importante conquista”, cumprimenta o diretor.

Turmas que Receberão Diplomas

Turma de Direito
A 8ª turma de Direito, que receberá o nome de “Professora Roberta dos Santos Pereira de Carvalho”, formará 89 alunos. A paraninfa será a professora Giovana Estela Vaz dos Santos; o patrono o professor Fabrício de Souza Garcia, e padrinho o professor André Luis Jardini Barbosa.

Sistemas de Informação
Receberão diplomas pela 11ª turma do curso de Sistemas de Informação, 21 alunos, e a turma receberá o nome “Acadêmica Maísa Aparecida dos Santos Brandão Ferreira”. O paraninfo será o professor Carlos Eduardo Formigoni; patrono o professor Adriano de Jesus Holanda, e madrinha a professora Maria Teresa Galdiano Pimenta Costa.

Agronomia
Serão 39 formandos pela 49ª turma do curso de Agronomia, que receberá o nome de “Professor René Porfírio Camponez do Brasil”. O paraninfo da turma será o professor Sílvio de Paula Mello; patrono o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça; e padrinho o professor José Antônio de Souza Rossato Júnior.

Medicina Veterinária
A 14ª turma de Medicina Veterinária “Professor Maico Henrique Barbosa dos Santos”, que formará 43 alunos, terá como paraninfa a professora Deborah Penteado Martins Dias; o patrono será o presidente da FE, César Luiz Mendonça, e madrinha a professora Elzylene Lega Palazzo.

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Aluno da FAFRAM apresenta TCC por videoconferência

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banner-tcc-euaMais uma vez a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, inovou ao validar, pela primeira vez, uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por videoconferência. O discente do curso de Engenharia Agronômica, Gustavo Carvalho Ragazani, está fazendo estágio nos EUA, na Okalhoma State Univerty.

A apresentação ocorreu dia 19 de novembro, na sala da orientadora e professora Regina Eli de Almeida Pereira, com a presença da professora Dra. Leticia Ane Sizuki Nocitie do professor Dr. José Antônio de Souza Rossato Júnior, que foram os avaliadores do TCC, com a projeção em tempo real do aluno.

O trabalho, intitulado “Avaliação do uso correto e seguro de agrotóxicos na região do entorno da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ituverava”, foi orientado pela professora Regina Eli de Almeida Pereira.

Segundo ele, a experiência da apresentação por ideoconferência foi uma ótima oportunidade que a tecnologia e internet oferecem. “Fizemos os testes com os computadores e conexão, e no final tudo deu certo, pois o aluno só retornar ao Brasil após o prazo de entrega das notas finais, por isso a necessidade da apresentação do trabalho desta maneira”, observa a professora.

Marco Histórico
Para o diretor da Fafram, Márcio Pereira, a defesa do TCC, através do uso da tecnologia significa um marco na historia da instituição de ensino. “Esse tipo de intercâmbio está cada vez mais comum entre nossos alunos e utilizar das ferramentas tecnológicas vai contribuir para a evolução da qualidade do ensino e na formação profissional”, completa Pereira.

Aprovado no TCC, o estudante Gustavo Carvalho Ragazani é filho do radialista Atílio Ragazani e da professora Rosângela Aparecida Barbosa Carvalho Ragazani e tem o irmão Tiago Carvalho Ragazani.

Fonte: Tribuna de Ituverava

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FAFRAM inaugurou centro de vivência e capacitação

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Na abertura da 26ª Semana Agronômica e da XI Secimev (Semana Científica de Medicina Veterinária), foi inaugurado o Centro de Vivência e Capacitação da Fafram.

Descerraram a placa de inauguração, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o deputado federal Arnaldo Jardim; o prefeito Walter Gama Terra Júnior; o presidente da FE, César Luiz Mendonça; o diretor-executivo da FE, Roberto Inácio Barbosa, e o diretor da Fafram, Márcio Pereira.

Em entrevista à Tribuna de Ituverava, Pereira explica o funcionamento do Centro. “É um setor destinado a cursos de extensão para os alunos e também para cursos de capacitação para familiares do homem do campo, em parceria com o Senar”, explica.

“São cursos que visam a geração de renda, como Processamento de Carne e Derivados de Leite. A expectativa é que alguns já comecem em breve”, ressalta Márcio Pereira.

Ala inaugurada
Ainda segundo ele, no mesmo dia também foi inaugurada outra ala da Fafram. “Inauguramos a ala de bovinocultura, que terá espaço voltado ao armazenamento de sêmen e uma casa onde os trabalhadores poderão se alojar”, finaliza.

O presidente da FE, César Luiz Mendonça, fala sobre os investimentos. “Inauguramos estas benfeitorias com o intuito de tornar a instituição e profissionais referências no país. É um passo importante e que mostra que a FE busca sempre tomar iniciativa para que as coisas aconteçam”, conclui.

Fonte: Tribuna de Ituverava

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Realizadas VIII Semana Jurídica e 12ª Sesinfo

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Foi realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, a VIII Semana Jurídica, promovida pelo curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava.

Foram proferidas palestras, no Campus I (FFCL), e mini-cursos, ministrados no Campus II (Fafram).

No primeiro dia, segunda-feira, foi ministrado pela professora Dra. Ana Carolina Pedrossa Massaro, o mini-curso “Bioética e Direito da Família”, o professor Dr. Paulo Borges, proferiu a palestra “Proteção Penal contra o Trabalho Escravo”.

No dia 27, ocorreu o mini-curso “A Linguagem Jurídica: um exercício contínuo”, ministrado pelo professor mestre José Moisés, que também discorreu sobre o tema: “Responsabilidade Constitucional e Civil das Empresas Prestadoras de Serviços Educacionais”.

Quarta-feira
No dia 28, o advogado Christopher Ravagnani falou sobre “Práticas de Processo e Direito Penal”. Em seguida o advogado Marcos Henrique Nascimento, falou sobre “A Conciliação e a Mediação no Novo Código de Processo Civil e Reflexos na Atuação Institucional da Defensoria Pública”.

No dia 29, quinta-feira, ocorreu o mini-curso “Problemas nas Empresas Familiares”, ministrado pelo Professor Gustavo Saad Diniz, e em seguida foi proferida a palestra “O Instituto dos Precedentes no Novo Código de Processo Civil”, pela professora Giovana Estela Baz dos Santos.
Na sexta-feira, dia 30, encerrando a Semana Jurídica, foi proferida a palestra “Mediação no Processo do Trabalho”, pelo juiz do Trabalho, Dr. José Carlos Haddad.

Sucesso
O diretor da Fafram, Márcio Pereira, comemorou o sucesso das semanas acadêmicas. “Fiquei muito feliz com a participação do público e o envolvimento dos estudantes. Parabenizo a todos que se dedicaram nas semanas acadêmicas, pois elas têm um papel muito importante no aprendizado do estudante, já que oferece a oportunidade de obterem conhecimento sobre diversos assuntos relacionados à sua área de atuação, por renomados profissionais”, completa Márcio Pereira.

Sistemas de Informação
A Fafram também promoveu entre os dias 26 e 30, a 12ª Sesinfo (Semana de Sistemas de Informação).

No dia 26, segunda-feira, o professor por Lucas Rizzi fez o estudo de caso "O Impacto da Virtualização"; na terça-feira, 27, foi proferida a palestra "Empreendedorismo e Sustentabilidade", pelo professor Fernando Ortolani; no dia 28, o tema abordado da palestra foi "Resgate histórico evolutivo da computação e a contextualização profissional da área", por Fernando Perez, e "Segurança Digital", por Rademaker Siena.

Na quinta-feira, dia 29, foi proferida a palestra "Inovação em modelagem de negócios", por Carlos Renato V. Freitas, e ontem, sexta-feira, encerrando o evento, foi promovida uma mesa redonda com ex-alunos do curso.

Fonte: Tribuna de Ituverava

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Matrículas para Novos Alunos

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O período de matrícula para os novos alunos ingressantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da FAFRAM será de 06 e 07 de Agosto de 2015

O requerimento de bolsa (institucional) estará disponível para retirada dia 06 com prazo para devolução até o dia 12 de Agosto.

Obs.: Não haverá extensão no prazo.

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Secretário do Estado abre semanas acadêmicas

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Secretário do Estado abre semanas acadêmicas na FAFRAMA Faculdade Dr.Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu, entre 26 e 30 de outubro, a 26ª Semana Agronômica, e entre 26 e 29 de outubro, a XI Secimev (Semana Científica de Medicina Veterinária). Os eventos foram realizados no Campus II da FE, com a participação de alunos, profissionais e autoridades.

A abertura oficial da 26ª Semana Agronômica e da 11ª Secimev (Semana da Medicina Veterinária) foi segunda-feira, dia 26, às 14h, com participação do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o deputado federal Arnaldo Jardim.

Na ocasião, Jardim discorreu sobre o tema: “O agronegócio brasileiro perante o mundo globalizado”, e em seguida inaugurou o Centro de Vivência e Capacitação da Fafram, nova ala de estudos da instituição.

Autoridades
Além de Jardim, fizeram parte da mesa-diretora na solenidade, o prefeito Walter Gama Terra Júnior; o presidente da FE, César Luiz Mendonça; o vice-presidente, Pedro César Galassi; o diretor-executivo, Roberto Inácio Barbosa; o Conselheiro Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”); o vice-diretor-executivo, Antônio Gonçalves Delgado; o diretor da Fafram, Márcio Pereira; os coordenadores de curso, Vinícius Antônio Maciel Júnior (Agronomia) e Elzylene Lega (Medicina Veterinária), e os presidentes dos Diretórios Acadêmicos, Leonardo Zago (Medicina Veterinária) e Aron Robles (Agronomia).

Também prestigiaram o evento o assessor político de Barros Munhoz, Paulo Roberto de Freitas, representado o deputado, o vereador Luiz Araújo, agricultores, representantes de entidades, empresários, políticos, professores e estudantes.

Programação
Durante a 26ª Semana Agronômica foram proferidas as palestras “Atualidades do setor sucroalcooleiro”, “Técnicas aplicadas a grãos e fibras”, “Técnicas de manejo à cafeicultura” e “Tópicos avançados em mecanização agrícola”.

A XI Secimev (Semana Científica de Medicina Veterinária), proporcionou a oportunidade de discussões sobre pequenos animais, animais de produção, eqüinos e muares.

Importância do evento
O presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça, também destaca a importância do evento. “A FE tem por obrigação dar aos seus alunos o que há de melhor, para que aprimorem seus conhecimentos e que saiam como profissionais qualificados e, acima de tudo, responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país”, observa Mendonça.

Importância
O secretário Arnaldo Jardim destacou a importância das semanas acadêmicas. “Saí de Ituverava porque aqui ainda não oferecia o Ensino Superior, e hoje fico muito feliz porque em qualquer lugar que vou no país, escuto falar e muito bem de nossa querida Fafram, pela qualidade de ensino oferecido pela instituição”, diz.

“Desejo que todos os estudantes vivam intensamente o período na faculdade e que aproveitem da melhor forma possível o convívio com os professores, sendo sempre críticos e questionadores”, ressalta Jardim.

O prefeito Walter Gama Terra Júnior também prestigiou o evento. “Hoje, a Fafram é um dos maiores orgulhos da população de Ituverava, que vê, a cada dia, o crescimento da instituição. Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, por exemplo, somam diversas conquistas, como a formação de quase 2 mil profissionais ao longo dos anos”, elogia o prefeito.

“É uma geração de profissionais que entra para movimentar o sistema econômico do município, além dos diversos benefícios que eles trazem para a sociedade”, finaliza Gama Terra.

Fonte: Tribuna de Ituverava

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Comunicado FIES - Inscrições de 03 à 06 de Agosto

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Prezado Aluno, informamos que as inscrições para o FIES ocorrerão no período de 03 a 06 de Agosto de 2015 conforme edital do Ministério da Educação a seguir:


 Ministério da Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

EDITAL nº 21, DE 24 JULHO DE 2015

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 8, de 2 de julho de 2015, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, referente ao segundo semestre de 2015. 

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições dos ESTUDANTES interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2015 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

1.1.1. O FiesSeleção ficará disponível para inscrição dos ESTUDANTES no período de 3 de agosto de 2015 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de agosto de 2015, observado o horário oficial de Brasília - DF.

1.1.2. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 o ESTUDANTE que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:
I - não tenha concluído curso superior;
II - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na redação superior a zero; e
III - possua renda familiar mensal bruta per capita de até dois e meio salários mínimos.

1.1.3. O ESTUDANTE que possua a condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e que se inscreva em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia na sua área de atuação, estará dispensado do cumprimento do disposto no inciso I do subitem 1.1.2. deste Edital.

1.1.4. O ESTUDANTE que tenha concluído o ensino médio anteriormente ao ano de 2010, inclusive aquele que atenda o disposto no subitem 1.1.3. deste Edital, e que não tenha participado de algumadas edições do Enem a partir do referido ano, estará dispensado do cumprimento do disposto no inciso II do subitem 1.1.2. deste Edital e concorrerá às vagas reservadas de que trata o § 5º do art. 7º da Portaria Normativa MEC nº 8, de 2 de julho de 2015.

1.1.5 O ESTUDANTE referido no subitem 1.1.4 e que tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 poderá optar pela dispensa do cumprimento do disposto no inciso II do subitem 1.1.2. deste Edital e concorrerá às vagas reservadas de que trata o § 5º do art. 7º da Portaria Normativa MEC nº 8, de 2 de julho de 2015;

1.1.6. O ESTUDANTE somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015.

1.2. Para efetuar sua inscrição no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015, o ESTUDANTE deverá obrigatoriamente informar:
I - o seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física - CPF;
II - a sua data de nascimento, consoante consta do Cadastro de Pessoa Física;
III - endereço eletrônico (e-mail) pessoal válido;
IV - ano de conclusão do ensino médio;
V - se for o caso, sua condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica;
VI - o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento, consoante constam do referido Cadastro de Pessoa Física, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar, observado o disposto na Portaria Normativa MEC nº 10, de 30 de abril de 2010;
VII - a sua opção de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
VIII - demais informações solicitadas no âmbito do FiesSeleção.

1.2.1. Compete exclusivamente ao ESTUDANTE cumprir e comprovar o atendimento dos requisitos estabelecidos para concorrer no processo seletivo de que trata este Edital, observadas as vedações previstas no art. 9o da Portaria Normativa MEC no 10, de 2010.

1.3. A inscrição do ESTUDANTE no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 implicará:
I - a concordância expressa e irretratável com o disposto neste Edital, na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010, na Portaria Normativa MEC nº 8, de 2015, e demais atos normativos do Fies; e
II - o consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas no Enem e das informações prestadas no Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico, assim como os dados referentes à sua participação no referido processo seletivo do Fies.

1.4. Durante o período de inscrição, o ESTUDANTE poderá alterar a sua opção de vaga, bem como efetuar o seu cancelamento.

1.4.1. Para fins do disposto no subitem 1.4. deste Edital, a classificação no processo seletivo do Fies será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada pelo ESTUDANTE no FiesSeleção.

2. DA CLASSIFAÇÃO E DA PRÉ-SELEÇÃO

2.1. Os ESTUDANTES que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na redação superior a zero serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no referido exame, na opção de vaga para a qual se inscreveram.

2.1.1. No caso de notas idênticas obtidas pelos ESTUDANTES de que trata o subitem 2.1, o desempate será efetuado em observância à seguinte ordem de critérios:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ;
III - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias ;
V - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

2.2. Os ESTUDANTES que tenham concluído o ensino médio anteriormente ao ano de 2010 ou que possuam condição de professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e que se inscrevam em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia na sua área de atuação, não tendo participado das edições do Enem a partir do referido ano ou tendo feito a opção nos termos do subitem 1.1.5 deste Edital, serão classificados na ordem ascendente do valor do índice calculado mediante o emprego da fórmula:
IC = RFB x EP x RD x PEB GF
onde: IC = Índice de classificação;

RFB = Renda Familiar Mensal Bruta;
EP = Egresso de Escola Pública (se o ESTUDANTE cursou o ensino médio completo em escola da rede pública gratuita = 0,6; se o ESTUDANTE não cursou o ensino médio completo em escola da rede pública gratuita = 1);
RD = Raça/cor/deficiência do ESTUDANTE (o ESTUDANTE se autodeclara preto/pardo/indígena ou é pessoa com deficiência = 0,7; o ESTUDANTE não se autodeclara preto/pardo/indígena ou não é pessoa com deficiência = 1)

PEB = Professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e inscrito em cursos de licenciatura, Pedagogia ou Normal Superior na sua área de atuação (se o ESTUDANTE é professor nas referidas condições = 0,8; se o ESTUDANTE não é professor nas referidas condições = 1)

GF = Grupo familiar (número de membros do grupo familiar, incluindo o ESTUDANTE) 2.2.1. No caso de índices idênticos obtidos pelos ESTUDANTES de que trata o subitem 2.2, o desempate será efetuado em observância à seguinte ordem de critérios:
I - ESTUDANTE que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - ESTUDANTE autodeclarado preto, pardo ou indígena ou que seja pessoa com deficiência;
III - ESTUDANTE que seja professor integrante do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica; e
IV - ESTUDANTE com menor renda familiar mensal bruta per capita.

2.2.2. Persistindo o empate referido no subitem 2.2.1., o desempate beneficiará o ESTUDANTE mais idoso.

2.2.3. As vagas referidas no subitem 2.2. deste Edital, para as quais não houver ESTUDANTES pré-selecionados, serão ofertadas aos ESTUDANTES classificados na ordem prevista no subitem 2.1. 3. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

3.1. O processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 será constituído de 1 (uma) única chamada.

3.1.1. O ESTUDANTE será pré-selecionado na ordem de sua classificação, observado o limite de vagas ofertadas por curso, turno e local de oferta.

3.2. Os ESTUDANTES não pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 constarão de lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, observado o disposto no item 2 deste Edital.

3.3. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 10 de agosto de 2015.

3.4. O ESTUDANTE poderá consultar o resultado de sua pré-seleção referente à chamada regular, bem como a lista de espera, na página do FiesSeleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.

3.5. Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE participante da lista de espera do processo seletivo do Fies acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

3.6. A pré-seleção dos ESTUDANTES assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies - Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010. 4. DA CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO NO FIES PARA CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO PELOS ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS

4.1. Os ESTUDANTES pré-selecionados na chamada única deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônicohttp://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 13 de agosto de 2015 até as 23 horas e 59 minutos do dia 22 de agosto de 2015.

4.2. Os ESTUDANTES pré-selecionados na lista de espera do processo seletivo do Fies deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônicohttp://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, observado o item 3.5 deste Edital.

4.3. Após a conclusão da inscrição no Sisfies, os prazos de validação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA) do local de oferta do curso e de comparecimento junto ao agente financeiro para formalização da contratação do financiamento obedecerão o disposto no art. 4o da Portaria Normativa MEC no 10, de 2010.

4.3.1. Na fase de validação da inscrição junto à CPSA, a apuração de situação distinta da informada no FiesSeleção pelo ESTUDANTE pré-selecionado nos termos do subitem 2.2 deste Edital, importará na sua desclassificação. 5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. Os financiamentos decorrentes das vagas ofertadas no processo seletivo do Fies de que trata este Edital deverão ser contratados somente no segundo semestre de 2015.

5.1.1. As condições, regras e procedimentos de financiamento pelo Fies, para os ESTUDANTES pré-selecionados no processo seletivo de que trata este Edital, serão os vigentes na data de contratação do financiamento.

5.2. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos ESTUDANTES às vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015.

5.3. As instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição de ESTUDANTES ao processo seletivo do Fies de que trata este Edital. 5.4. É de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE ob- servar: 

I - os prazos e procedimentos estabelecidos neste Edital, na Portaria Normativa MEC nº 8, de 2015, e nos demais atos normativos do Fies, assim como suas eventuais alterações, divulgados nas páginas eletrônicas do Fies e do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015, respectivamente nos endereços http://sisfiesportal.mec.gov.br e http://fiesselecao.mec.gov.br, ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161); e 
II - os requisitos e os documentos exigidos para a contratação do financiamento, previstos na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

5.4.1. Eventuais comunicados do MEC sobre o processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 têm caráter meramente complementar, não afastando a responsabilidade do ESTUDANTE de se manter informado acerca dos prazos e procedimentos.

5.5. O Ministério da Educação não se responsabilizará por:
I - inscrição via internet não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do ESTUDANTE acompanhar a situação de sua inscrição;
II - falta, erro ou não divulgação de informações por parte das instituições participantes.

5.6. A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo ESTUDANTE, apurada posteriormente à formalização do contrato de financiamento, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o seu encerramento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

5.7. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

JESUALDO PEREIRA FARIAS

(Publicado no DOU nº 141, segunda-feira, 27 de julho de 2015, seção 3, páginas 44 e 45)

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